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Como atrair pessoas para o meu conteúdo

Como atrair pessoas para o meu conteúdo

Parece simples né, mas essa foi a pergunta que mais recebi esses dias numa caixinha de perguntas: como atrair pessoas para o meu conteúdo artesanal?

E vou compartilhar aqui com você, alguns aprendizados que tive nesse último ano de MUITO estudo sobre marketing digital e vários assuntos que envolvem esse mundo.

Eu achava que era bem simples, mas fui pega de surpresa com um mundo gigantesco de várias vertentes diferentes.

Não sei se você sente isso, mas cada especialista fala uma coisa diferente, e a cabeça fica totalmente embaralhada e você não sabe nem o que pensar, para que lado ir.

E eu só fui entender o meu primeiro erro com uma aula fenomenal da Priscila Zillo sobre linha editorial.

A primeira pergunta, você sabe qual é o seu objetivo?

Entender isso logo de cara, faz MUITA diferença.

Assim como fazemos na nossa vida pessoal, temos que pensar qual é o objetivo do nosso negócio, qual é o objetivo do nosso Instagram, ou de qualquer plataforma que vamos usar para comunicação com o nosso cliente.

Não é simplesmente e somente descobrir para quem queremos falar.

Mas é um conhecimento do nosso trabalho de verdade.

Vou dar o meu exemplo para você entender melhor.

Eu saí de um momento que eu era uma loja de fios online, bem específico, loja de fios de malha. E hoje eu trabalho com um Blog de Crochê.

Pode parecer que é a mesma coisa, mas definitivamente, não é.

E como eu descobri isso? Fazendo essa análise com calma, entendendo qual era a mensagem que eu queria transmitir, e como as pessoas que consumiriam o meu produto gostariam de ver isso.

Em seguida, dar a cara a tapa e tentar, testar, e fazer algo, ir para o campo de batalha… mas assim mesmo eu ainda tinha dificuldades, e a coisa parece que não estava fluindo.

Como mudar a minha comunicação de Loja para Blog de Crochê?

Esse era o meu próximo ponto, eu não tinha a menor ideia.

Eu tinha uma intuição de como falar, como fazer, e fui seguindo, fazendo aquilo que eu achava que soaria verdadeiro da minha parte.

Soar verdadeiro talvez seja o ponto mais importante, ainda mais nas redes sociais.

Se você está tentando sustentar algo que não é real, chega uma hora que você trava ou descamba tudo. Não tem jeito!

E entender qual é o seu perfume faz toda diferença. A Priscila Zillo fala muito disso, e mesmo falando em perfume, eu fiquei um confusa, ainda não fazia muito sentido de como eu faria isso no meu conteúdo.

Então vou te contar como me veio esse click, e me fez pensar em como atrair mais pessoas para o meu conteúdo.

Como atrair mais pessoas para o meu conteúdo?

Há um tempo atrás, mostrei para vocês lá nas redes sociais que minha mãe e eu mudamos algumas plantas do nosso jardim, e passamos a trazer mais flores.

Plantando e trazendo mais flores para o nosso jardim, algumas criaturas bem especiais começaram a aparecer também. Algumas abelhas, borboletas, joaninhas e bichinhos super do bem, que são muito importantes para a nossa natureza.

Esse era o grande objetivo dessa mudança toda no jardim, fizemos isso de propósito.

E daí que eu tive o click, KA-BUMMM, A-BRA-CA-DA-BRA, ou como é que você queira chamar isso… mas é isso!!!!

Aí que eu entendi tudo e tudo fez sentido.

Então mudei as perguntas: quais eram as flores que eu precisava plantar no meu jardim do meu conteúdo, para atrair as minhas abelhas, borboletas e joaninhas?

Depois que eu descobri isso, fez total diferença no meu modo de me comunicar, e foi usando apenas esse conhecimento que consegui responder as pessoas que estavam com dificuldades para atrair pessoas para o seu conteúdo da caixinha de perguntas.

Primeiro de tudo, não é algo que simplesmente acontece de um dia para o outro, requer tempo, dedicação, e se der errado, faz de novo, de outro jeito, e persista que uma hora vai.

Segundo descobri que se meu objetivo era ser blogueira, então eu tinha que entender como é ser blogueira (risos).

Pois é, simples assim, mas eu nunca segui o mundo das blogueiras, não era algo óbvio para mim, então tive que observar para entender melhor.

E aí, aplicar do meu modo, com a minha verdade, com o meu perfume lembra?

Como eu disse, não é de um dia para o outro que as coisas clareiam na nossa mente, mas entender isso tudo fez MUITA diferença para mim, e começou a me trazer resultados reais.

Enfim, é importante que você entenda

É importante que você entenda, qual é o seu conteúdo?

Venda de produtos, venda de receitas.

Qual é o seu nicho, qual é o seu publico?

Como as pessoas que procuram esses produtos gostam de consumir esses produtos?

Como as pessoas “grandes” fazem? Faça uma análise crítica, veja com carinho os detalhes o jeito de falar, de tirar as fotos, de apresentar o produto.

E aí sim vá modelando, entendendo como aplicar da sua maneira. Com a sua cara, as suas cores, o seu modo de falar.

Além disso, uma dica extra, que também funcionou para mim, e virou meu mantra, nem sempre as dicas dos grandes especialistas se aplicam a você. E tudo bem, não tem problema algum com isso.

Se essas dicas não se aplicam a você, procura as dicas que se aplicam, e siga em frente, afinal de contas, somos seres diferentes, com produtos diferentes, com publicos diferentes.

Afinal de contas, não tem receita de bolo para você fazer certo ou errado. Até as receitas de bolo podem ser mudadas, e no fim o bolo sai do mesmo jeito.

Espero que esse meu click te ajude de alguma maneira, e caso queira bater um papo, ou uma ajuda externa para entender melhor o seu negócio. Pode me chamar, adoro conversar sobre isso.

Algumas pessoas me pediram dicas com relação a precificação das peças.

Eu já fiz aqui no Blog um post falando sobre um app muito indicado para ajudar nesse sentido, que é o app da Crochet Land, vou deixar aqui para você visitar:

Como precificar? – Aplicativo Crochet Land

Também será assunto do próximo post que farei sobre empreendedorismo.

Fica de olho por aqui.

Caso tenha interesse em ver a aula da Priscila Zillo que comentei, vou deixar o link para você visitar também – Linha Editorial.

Até o próximo post.

Um bjo grande,

Renata