fbpx

Fio conduzido x Mosaico

Fio conduzido x Mosaico

Você conhece essas duas técnicas de crochê: fio conduzido e mosaico?

Bom, para alguns ainda é novidade, por isso reservei um momento só para falar dessas duas técnicas.

Tive a oportunidade de conhecer há algum tempo, e vou contar para vocês.

Bom, inegavelmente sou dessas que vê um crochê diferente como esses e eu só penso: “não sei nem por onde começa”.

Não sei se você tem esse sentimento de vez enquando, mas comigo acontece mais do que você imagina.

Crochê com fio conduzido

Tive meu primeiro contato enquanto aprendia os cestos com fio de malha, e algumas maravilhosas apareciam com lindos cestos de nuvens, ou com troca de cores.

E aquilo para mim era muito além do que a minha habilidade manual permitia, tentei várias vezes, e confesso que não me dei muito bem.

Não sei se você já me ouviu falando, mas eu tenho pontos muito apertados, então meus trabalhos assim saiam ainda mais apertados e tensos.

Achou onde estava meu erro? Pois é, por isso nada saia.

Mas depois com o tempo, a Molla Mills (@molla.mills) lançou um livro maravilhoso falando sobre essa técnica, inclusive ela veio ao Brasil, deu algumas aulas por aqui.

E o crochê com fio conduzido foi deixando de ser um bicho papão. Mas ainda demorei um pouco mais para aprender.

Só no ano passado que eu realmente fui me aventurar, inspirada pela Flá Duprat.

Não que eu tenha desencantado e feito muitas peças, mas já perdi o medo. E digo, se tiver oportunidade, conheça e tente aprender. É muito lindo.

Para aprender com elas – crochê em fio conduzido

Caso você tenha a curiosidade de conhecer essa técnica um pouco mais a fundo, vou te dar dicas de quem faz e ensina maravilhosamente bem:

  • Flá Duprat – Instagram @flaeduprat – a Flá tem um projeto de crochete junto às quintas no instagram dela, muito legais, além de super divertida, ela é ótima professora. Aliás, quem quiser conhecer alguns gráficos diferentes, ela vende no site dela, para acessar AQUI.
  • Dani Luce Flô – Instagram @vermelhoflo – a Dani faz trabalhos incríveis em fio conduzido, ela faz trabalhos lindos e super inspiradores, alguns você encontra o gráfico no perfil dela. Os que mais me encantam são os inspirados em locais físicos, por exemplo, Calçada da Praça Tiradentes em Curitiba, Ifigência inspirada na Ponte da Santa Ifigência em São Paulo, e vários outros. A Dani também dá algumas dicas bem legais no canal dela do YouTube – para acessar AQUI.
  • Marcelo e Anderson – Instagram @valitutti.art – bolsas autorais, super coloridas, descoladas, e todas com a técnica do crochê com fio conduzido. Inclusive, eles ensinam uma delas lá no canal deles, clica AQUI para conferir.
padrão otto por Flá Duprat

Crochê Mosaico

Esse é outro que eu olhava e só pensava “jamais que eu vou conseguir!”

Acompanhava algumas pessoas que faziam essa técnica, mas nunca me arriscava.

Até que a Marcia do @artesanato_pontosdeamor veio para SP e eu tive a oportunidade de organizar um workshop dela.

E pah, lá fui eu aprender, e apesar de não ser um crochê que a gente consegue fazer conversando muito, é muito delicioso!

Aí você me pergunta, porque não dá para conversar?

Simplesmente porque um erro, você perde o ponto e perde o trabalho. haha

Então para não correr o risco de ter que desmanchar, melhor ficar atenta e de bico fechado, não é verdade?

De lá para cá não me arrisquei muito mais, mas tenho próximos projetos em mente e vou contar de quem.

Para aprender com elas – crochê mosaico

Por fim, se você quiser aprender mais e se inspirar nessa técnica, te indico ficar de olho no trabalho dessas maravilhosas:

  • Marcia Rocha@artesanato_pontosdeamor – essa mulher é uma maquininha de fazer coisas lindas, é um trabalho mais lindo que o outro. E ela dá aulas presenciais esporádicas, vale a pena ficar de olho, e se tiver oportunidade de fazer alguma delas, apenas faça. (Deu para perceber que virei fã, né?)

  • Ana Miyagi@anacraftbox – a Ana lançou nesse ano um curso online com peças exclusivas em crochê mosaico, bem detalhado, e com peças lindas! Deu para entender de onde vem o meu próximo projeto, não é mesmo? Além desse projeto de crochê mosaico, ela também ensina amigurumi e bordado russo.
  • Tinna@tinnahekl – ela é uma artesã da Islândia, ela tem um trabalho autoral de crochê mosaico bem conhecido, e para quem tem facilidade para ler receitas em inglês, ela tem alguns projetos bem legais na lojinha dela. Se você não consegue acompanhar receitas em inglês, acompanhe o trabalho dela, que vale a pena, é muito lindo.
bolsa resultado da aula que fiz com a marcia

E qual a diferença entre as duas técnicas?

Bom, ambas são técnicas de crochê, crochê em fio conduzido ou mosaico, você não precisa ter algum conhecimento avançado para fazê-las.

Com toda a certeza, se você tem um conhecimento básico você consegue desenvolver uma peça.

Portanto o que você realmente precisa é de atenção. Atenção para entender e ler os gráficos, eles dizem tudo, é só seguir.

E lógico, aprender os truques das ténicas faz total diferença, por isso que eu indico as professoras, com elas fica muito mais fácil de aprender.

A principal diferença que você encontra com essas técnicas é o fato de trabalhar ou não com dois fios o tempo todo.

No caso do crochê com fio conduzido, você carrega o segundo fio durante todo o trabalho.

No crochê mosaico não, você deixa a segunda cor esperando até a próxima carreira, e vai trocando conforme o trabalho pedir.

Ainda tenho muito o que aprender em ambas as técnicas, conforme eu tiver novos aprendizados eu conto para vocês.

Você já conhecia essas técnicas? Me conta aqui nos comentários ou lá no Instagram. Eu estou adorando trocar figurinhas com vocês.

Se você tiver interesse em conhecer outras técnicas diferentes, eu faço outras sugestões no post abaixo:

Dicas de diferentes ténicas manuais

Duas dicas valiosas sobre crochê

Ahhh toda semana eu deixo pelo menos um post novo aqui no blog, caso queira saber de todas as novidades por email, é só se cadastrar aqui embaixo.

Por hoje é isso, até o próximo post.

Um grande bjo,

Renata

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.